quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CHÁ VERMELHO

Camellia sinensis (L.) Kuntze

É uma arvore originária do Sudeste Asiático, China e Índia, sendo muito cultivado em paises com clima ameno e úmido. (Alonso, 1998) Apesar de ser amplamente encontrada em paises como Índia, Sri Lanka, Geórgia e Japão, a Camellia sinensis (L.) Kuntze de melhor qualidade é a cultivada na China. (Ortiz, 1992) Atualmente, os verdadeiros chás provenientes de Camellia sinensis (L.) Kuntze são produzidos na China. Alguns paises tentaram adaptar essa espécie a seus climas e solos, mas o resultado não foi positivo. Já que o sabor, odor e a qualidade dos chás variam principalmente pela forma e local de cultivo. Na China existe ambiente adequado e técnicas de cultivo milenares que garante aos chás todas as suas características únicas e especiais. (China Fornecedor) Os arbustos são plantados em regiões com clima frio e alturas acima de 100 metros - 2km (300 - 7000 pés) acima do nível do mar. Por esse motivo crescem devagar e ganham sabor diferenciado e especial.(Ortiz, 1992)
É um arbusto grande, com até 15 metros de altura.Possui folhas simples, lanceoladas, coriáceas, quase glabras, de 4-7cm de comprimento. Flores de cor branca, solitárias ou em grupo de duas ou três nas axilas foliares. Os frutos são cápsulas deiscentes e oblongas, com 1-3 sementes. (Lorenzi, 2002)
A primeira colheita das folhas e caules utilizados para a preparação dos chás originados da arvore de Camellia sinensis (L.) Kuntze ocorre após 3-5 anos depois da plantação da mesma. Quando a arvore atinge 20 anos, a produção alcança um alto nível de quantidade e qualidade. As colheitas são realizadas três vezes ao ano, iniciam-se pelo “Chá da Primavera”, logo após o “Chá de Verão” e para finalizar o “Chá de Outono”. As colheitas recebem esses nomes em virtude da época do ano que são realizadas. A vida útil da arvore dura por aproximadamente 50 anos. A colheita, a secagem e o tempo de colheita são semelhantes para todos os chás provenientes da Camellia sinensis (L.) Kuntze. (China Fornecedor)
Aproximadamente vinte províncias produzem Camellia sinensis (L.) Kuntze na China e as árvores são diferentes em cada uma dessas províncias. Desta forma, as diferenças nos sabores destes chás não é somente por causa dos processos específicos de preparo de cada um, mas também por causa dos diferentes tipos de arvores de Camellia sinensis (L.) Kuntze provenientes das diversas províncias da China. (China Fornecedor)
O sabor do chá depende do local e da forma que ele foi cultivado. A altitude, o solo e o clima têm um considerável efeito sobre o sabor. Chás cultivados em locais com alta atitude amadurecem mais lentamente e têm um rendimento mais baixo, resultando numa maior qualidade.(Ortiz, 1992)
Atualmente existem cinco principais tipos diferentes de chás provenientes da Camellia sinensis (L.) Kuntze: Chá Verde (Green Tea), Chá Branco (White Tea), Banchá, Chá Vermelho (Red Tea / Dark Tea) e o Chá Preto (Black Tea). Uma das principais diferenças entre esses chás é o grau de fermentação.
O Chá Vermelho é um tipo de Dark Tea. Se diferencia pela fermentação que ocorre no final do processo de preparo do mesmo. A primeira etapa de preparação do Chá Vermelho é a eliminação das enzimas. Logo em seguida, as folhas são misturadas (o que irá aumentar o aroma do chá). Após a mistura, permanece um certo período secando. Para finalizar, ocorrem as etapas de fermentação, onde o Chá Vermelho irá adquirir a sua coloração característica, e secagem. Somente apos todas as etapas descritas acima, as folhas são selecionadas e a preparação do Chá Vermelho se encerra.

Características:

Chá
Característica : Chá Vermelho
Sinônimo : Red Tea, Pu Erh Tea, Dark Tea
Parte utilizada : Folha

Princípios Ativos:
As folhas contem proteínas, glicídios, acido ascórbico, vitaminas do complexo B e bases púricas, especialmente cafeína, polifenóis: monosideos de flavonois e flavonas, catecois e epicatecois livres e esterificados pelo acido galico e produtos de condensação, e taninos. (Simões,1999)

Finalidade terapêutica:
O chá vermelho também é conhecido como: o devorador de gorduras. Na verdade, o chá vermelho é uma variedade de chá verde que adquire determinadas características após ser fermentado. O processo de maturação demora cerca de 60 anos.
As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições muito especiais, cujo segredo continua bem guardado.
No entanto, os benefícios deste chá, (também conhecido como Pu-erh), vão muito além das já conhecidas propriedades adelgaçantes e purificantes.
Acelera o metabolismo do fígado;
Favorece a redução do colesterol;
Depurativo;
Desintoxicante, usado em tratamentos adelgaçantes e de beleza;
Antidepressivo;
Facilita a digestão.

Contra-indicações/ Toxicidade:

Pode gerar insônia devido a presença de cafeína. Através de estatísticas realizadas no Oriente, foi estabelecida uma ligação entre a ingestão de Camellia sinensis (L.) Kuntze o Câncer de Esôfago. Em primeira instancia essa ligação foi atribuída às altas temperaturas que os chás são consumidos e, em segundo lugar, pela presença de Taninos catequicos condensados.A presença de taninos no Chá da Índia pode interferir a absorção de nutrientes, minerais (ferro) ou com as atividades de enzimas digestivas (Alonso, 1998).

Referências:

§ Fabricante
§ ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998.
§ KHALSA, M.D. Longevidade do Cérebro. 12ºedição.
§ LORENZI, H.;MATOS F.J.ABREU. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Instituto Plantarum, 2002.
§ MATOS, F.J.A. Farmácias Vivas. UFC. 3º Edição, 1998.
§ ORTIZ,E.L. Encyclopedia of Herbs, Spices & Flavourings. A Dorling Kindersley Book, 1992.
§ Revista Racine, Vida Natural: Chá Verde Chinês. Março/Abril 1999.
§ Revista Veja Especial Saúde, Novembro, 2002.
§ SELEÇÕES DO READER´S DIGEST.Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1983
§ SIMÕES, C.M.O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. Editora Universidade (UFRGS/ UFSC). 1º edição, 1999.
§ SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos.Livraria Editora, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário