segunda-feira, 12 de abril de 2010

PERDA DE PESO

Perda de peso... Dificuldades, acompanhamento e resultados!!!

As palavras “regime” e “dieta” por si só já são assustadoras. Essas palavras devem ser substituídas por “Perda de peso”, “Plano alimentar” e “Reeducação de hábitos alimentares”. Mas usada qualquer das expressões, sabemos que é complicado e difícil em muitos momentos, principalmente quando ocorre o famoso “efeito sanfona” (engorda, emagrece, engorda, emagrece).

São poucas as pessoas que conseguem perder e manter o peso logo na primeira tentativa. O objetivo na maioria das vezes é alcançado, porém logo o excesso de peso volta. Isso ocorre porque quando as mudanças de peso são muito rápidas, os mecanismos próprios do corpo fazem de tal forma que o peso retorne ao inicial. Assim, o peso volta rapidamente após a perda de peso acentuada, isto é, em dietas rigorosas, ou a baixar quando há um aumento do peso. Esta capacidade varia de uma pessoa para outra.

A solução está através de mudanças de estilo de vida. Para tanto, é fundamental investir em mudanças que fiquem por toda a vida.

Com o auxilio de uma nutricionista, é feita uma dieta individual e personalizada, com a preocupação de manter hábitos e preferências alimentares. Assim não é necessário fazer dietas rigorosas, que mudam toda sua rotina e quando se retorna à rotina habitual, ocorre aumento de peso novamente. Pode e deve-se comer bem, com alimentos em quantidade e qualidade adequados para o organismo.

No início, para alguns é uma tarefa difícil, pois hábitos alimentares já adquiridos se alteram em um Plano Alimentar. As mudanças não são feitas da noite para o dia, leva um tempo, é necessário paciência e persistência. Os resultados dependem da vontade e esforço de cada paciente.

A Nutrição além da perda de peso previne diversas patologias como as doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, pressão alta, alguns tipos de câncer, etc.

A perda de peso é na verdade uma conseqüência de todas as mudanças ocorridas no programa. Com alimentação saudável e exercícios físicos regulares é possível viver mais e com maior e melhor qualidade de vida!

Por Priscila Alves Aparício
Nutricionista
CRN3- 23073

Nenhum comentário:

Postar um comentário