quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CÁPSULAS DE ÓLEO DE LINHAÇA

Propriedades Medicinais

A semente de linhaça é considerada um alimento “funcional”, pois, além de suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades “preventivas” graças aos compostos “antioxidantes” e “anticancerígenos”.

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, cerca de 57% e de ômega 6. A relação ideal entre ômega 3 e ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre ômega 3 e ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual.

Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de “lignanas”, um fitoesteróide que imita a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela importante agente natural na “reposição” desse hormônio. A lignana “engana” os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitosteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a “lignana” é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido.

Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reações exantemáticas, possivelmente relacionadas com dose e consumo exagerado.

O óleo de linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poli-insaturadas não produzidas pelo corpo.


Tipo de Gorduras

% Total de Gorduras

Gorduras Saturadas

9%

Gorduras Monoinsaturadas

18%

Gorduras Poli-insaturadas(ômega3)

57%

Ômega 6

16%


A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis, ideal como laxante e auxiliar na digestão, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Estudos mostram que é boa para diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para prevenção da obesidade, pois ela ativa o metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário